O edifício da Universidade Lusíada de Luanda procura a recuperação de alguns dos valores arquitectónicos / urbanos locais, coerentes com o ambiente que caracteriza o casco histórico de Luanda, assumindo no entanto uma presença de expressão contemporânea.

 

Integrado no Pólo Universitário de Luanda da Universidade Lusíada de Angola, o edifício oferece um complemento programático e funcional, promovendo também o remate do recinto para com a Calçada do Pelourinho, que acentua vincadamente no seu contacto mais urbano.

 

Aberto ao interior do Pólo, o edifício promove um percurso exterior coberto a partir do qual se distribui a acessibilidade aos espaços que o compõem.

 

O esqueleto em betão define o contorno do edifício e também a sua forma, permitindo uma clara leitura da estrutura funcional e da sua porosidade característica que confere o compromisso entre exterioridades e interioridades, alternadas entre percursos e áreas dedicadas, no seu interior/exterior.

 

Hierarquizado verticalmente por cinco pisos, o edifício abre os seus espaços de maior intensidade de uso ao interior do campus, ao nível térreo, reservando aos pisos superiores funções de utilização mais reduzida.

 

Oferece também uma plena compreensão do meio envolvente, inferindo numa tipologia aberta que beneficia das características ambientais, transportando-as para a sua própria atmosfera e identidade física e formal.

Características

TIPO DE PROJECTO

Educação

 

STATUS

Obra construída

 

CIDADE

Luanda

 

PAÍS

Angola

CLIENTE

Institucional

 

DATA

2004 - 2014

 

ÁREA CONSTRUÇÃO

3 420 m²

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon