O novo Museu da Moeda está localizado junto à baía de Luanda, no coração da baixa da Luanda, na Praça Major Saidy Mingas, junto ao carismático edifício do Banco Nacional de Angola.

 

O programa foi pretexto para duas intervenções fundamentais. Por um lado, ancorou-se o equipamento museológico abaixo da linha de terra, mais reservado e silencioso. Por outro, à superfície, estabeleceu-se uma nova praça urbana que anuncia o Museu e permite, em simultâneo, a celebração do espaço público, de algum modo contaminado pela nova marginal da baía.

 

Com cerca de 4 800 m², o Museu revela-se na estereotomia irregular gerada por escavação, com a entrada duplamente anunciada na justa inserção do vazio das escadas e, a partir deste, na irrupção dos cobertos metálicos de sombreamento que entregam escala urbana e aclimatam permanências. Inclui duas áreas expositivas (permanente e temporária), complementadas por áreas públicas com auditório para suporte de actividades didácticas e pedagógicas.

 

A praça pétrea do Museu gera uma topografia subtil justificada pela baía e pela envolvente próxima, desenhando estadia, percursos e equipamentos, e redesenhando a sua própria centralidade ambicionada como espaço público aberto à cidade e à vida colectiva.

 

Características

TIPO DE PROJECTO

Cultural

 

STATUS

Obra construída

 

CIDADE

Luanda

 

PAÍS

Angola

CLIENTE

Público

 

DATA

2012 - 2015

 

ÁREA CONSTRUÇÃO

4 794 m²

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon