
A Marina de Luanda é um empreendimento multifuncional, que elegantemente emerge na extremidade Sul da Ilha de Luanda, com uma área de intervenção de 1 670 069 m².
Este imenso corpo ancora com a Ilha através de um eixo principal: uma linha marginal que estrutura e articula todo o empreendimento, sendo formada pelas células que compõem a vida pública (a marina, a praia, os estabelecimentos hoteleiros e os equipamentos de âmbito supra local).
O conjunto assume propriedades cartilagíneas devido à flexibilidade programática: assegura uma ampla pluralidade de infra-estruturas (serviços, comércio, restauração, turismo, escritórios e habitação), em plena conjugação com a singularidade de englobar uma componente náutica (numa capacidade de 1200 lugares para embarcações de diferentes dimensões, desde pequenos barcos a navios de cruzeiro).
A matriz urbana apresenta um desenho regular, representado por uma malha de base octogonal, onde os lotes são coincidentes com os quarteirões definidos pela estrutura viária. A Nascente do empreendimento surge um amplo parque verde que se difunde pelos interstícios destes núcleos urbanos.
Pretende-se que arquitectónica, urbanística e paisagisticamente, este empreendimento contribua na projecção de uma imagem cosmopolita da cidade de Luanda (a nível regional e internacional), bem como espraie a sua pertinência náutica ao longo da costa ocidental africana.
A Marina de Luanda é um porto seguro que convida o mundo inteiro para sua Casa.
Características
TIPO DE PROJECTO
Urbanização
STATUS
Em projecto
CIDADE
Luanda
PAÍS
Angola
CO-AUTORIA
Eduardo Souto de Moura
CLIENTE
Privado
DATA
2009
ÁREA CONSTRUÇÃO
1 670 058 m²
![]() | ![]() | ![]() |
---|