O Immeuble Congo situa-se em Brazzaville, a capital da República do Congo. É a sua maior cidade (aproximadamente 9 milhões de habitantes), e localiza-se no sudeste do país, na margem norte do Rio Congo. Conurbada com Kinshasa (capital da República Democrática do Congo, anteriormente conhecida por Zaire), é dos únicos locais do mundo onde duas capitais nacionais se defrontam em margens opostas de um rio.

 

Com a forma de um cubo perfeito de 32x32x32 metros, o programa contempla um misto de habitação e escritórios, distribuídos por um total de 8 pisos. A área de implantação corresponde a 960 m², enquanto a área de construção perfaz 9 485 m².

 

O primeiro piso (estacionamento, áreas técnicas e distribuições) é semi-enterrado por modo a estabelecer uma relação permanente com a envolvente exterior e rentabilizar as circulações interiores de veículos e pessoas. Os espaços comerciais encontram-se distribuídos no topo do gaveto e contêm um duplo pé direito, o que permite uma maior exploração do espaço e ampliação da relação com o exterior.

 

A área de habitação foi orientada com as margens do rio, permitindo aos habitantes o desfrute da serenidade e comunhão com a Natureza. Em oposição, colocaram-se as áreas destinadas a escritórios, direccionadas para a cidade e aeroporto, compondo uma ligação de carácter mais urbano e empresarial.

 

A unir os dois espaços de enquadramentos distintos, estão as áreas de circulação, distribuição e espaços técnicos (que se propõe como comuns, para efeitos de rentabilização infra-estrutural e funcional).

 

Características

TIPO DE PROJECTO

Uso misto

 

STATUS

Em projecto

 

CIDADE

Brazzaville

 

PAÍS

Congo

CLIENTE

Institucional

 

DATA

2010

 

ÁREA CONSTRUÇÃO

9 485 m²

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon