O Edifício Fénix localiza-se numa zona nobre da baixa de Luanda, junto à Rua da Missão e ao Largo da Mutamba. Esta notabilidade na cidade, a par da carga etimológica do nome, requeria uma expressão arquitectónica que lhes fizesse jus. Tomados estes 2 pretextos como origem de projecto, a essência Fénix foi materializada no modo icónico e hierárquico como o edifício se afirma perante a envolvente.

 

Os atributos estereotómicos repartem-se funcionalmente por 12 pisos e em 3 sectores: comércio, escritórios e habitação.

 

Os 2 pisos comerciais acolhem a entrada, anotada através de uma inflexão na fachada que anuncia intuitivamente o local de ingresso.

 

No piso térreo e mezannine localiza-se o comércio com frente para
as duas ruas do lote em gaveto. Abaixo do piso térreo localizam-se 6 pisos de estacionamento. Acima do embasamento assenta um corpo constituído por 8 pisos de escritórios, onde o conjunto de lamelas verticais da fachada ajuda ao controlo solar necessário ao adequado funcionamento térmico interior e assegura o sentido vertical de monólito.

 

O remate do volume é constituído por 4 pisos de habitação (composto por tipologias T1, T2 e T3), onde a expressão regressa à da urbe envolvente.

 

Este desenvolvimento volumétrico material e espacialmente tripartido (embasamento/vidro, corpo/lamelas, remate volume/urbe), desmaterializa a robustez do edifício que, na sua elevação, adquire a leveza da Fénix.

Características

TIPO DE PROJECTO

Uso misto

 

STATUS

Obra construída

 

CIDADE

Luanda

 

PAÍS

Angola

CLIENTE

Institucional

 

DATA

2009 - 2014

 

ÁREA CONSTRUÇÃO

8 528 m²

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon