A Aldeia Solar situa-se na Comuna do Cabiri a cerca de 50km de Luanda, não longe do Lago Lalama, junto à estrada nacional 110 (Luanda-Funda-Catete).

 

Mais do que assentar e alojar cerca de 500 famílias de baixos rendimentos, pretendeu garantir-se uma comunidade agrícola com alguma autossuficiência nos cerca de 100 hectares disponibilizados, respeitando a paisagem fértil de capim limão pontuada por múltiplos embondeiros, árvores sagradas em África.

 

Na linha de festo, optimizando orografia e o alongamento do terreno, gera-se uma espinha central infraestruturada, distribuidora e equipada que dispõe os espaços comunitários - escola, centro comunitário, centro de ofícios, posto de saúde, mercado - entre a torre de água no limite nordeste, à cota mais alta, e o campo de jogos, destacado, no limite noroeste.

 

Depois, a esta nova alameda agregam-se as doze unidades de vizinhança, muito horizontais, com casas, lavras anexas (cada parcela perfaz cerca de 210m² para atividade agrícola e pecuária) e terreiros comuns - gerados pela salvaguarda dos embondeiros - que entregam distintas identidades. Alimentada pelo Lago Lalama, a torre de água encaminha-a por gravidade para cada depósito associado a cada unidade de habitação, providenciando abastecimento e regas.

 

Autónomas energeticamente, as casas garantem de 3 a 5 divisões, com bancada de cozinha e instalações sanitárias sob cobertos exteriores, entre possível flexibilidade. Por razões circunstanciais, não foi possível a prevista utilização de blocos de terra nas casas ou a sua autoconstrução. Ainda assim, a custos muito controlados, conseguiu-se um ambiente construído adequado ao uso e ao local.

 

Desenhada em parceria com o arquitecto moçambicano José Forjaz,
a Aldeia Solar resultou além das melhores expectativas, entrosada na paisagem, adequada ao propósito, enraizando uma nova comunidade rural e entregando melhor vida a muitas pessoas.

Características

TIPO DE PROJECTO

Novos assentamentos

 

STATUS

Obra construída

 

CIDADE

Cabiri

 

PAÍS

Angola

CO-AUTORIA

José Forjaz

 

CLIENTE

Institucional

 

DATA

2010 - 2014

 

TERRENO

100 Ha

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon